Pousada Aruans - Casarão​

 DSC05732 DSC05868 fgfgfgfgg DSC05713 P7270005 P7270002

         A Pousada Aruans Casarão é uma das Pousadas mais procuradas de Bragança, com seu estilo colonial oferece serviços de alta qualidade. O nome Aruans origina-se da língua Tupi, que denominava uma Tribo indígena; os ARUANS, que habitavam a ilha do Marajó, no estado do Pará. Este nome tem como significado pessoa TRANQUILA, MANSA e BONITA, características peculiares dos indígenas daquela tribo.

          Esta Pousada faz parte do Centro Histórico de Bragança, à qual foi implantada aproximadamente na década de 90, em um prédio colonial que foi construído em meados do século XX, na residência da Família Queiros. Que teve como fundador o senhor Mario Queiroz, nascido dia 04 de março de 1914, era filho legítimo do Tenente Coronel comerciante e pecuarista João Claro do Rosário e Dalfin Lopes Queiróz do Rosário.

          Mario Queiroz foi fundador do Grupo de Escoteiros ARUANS, professor de Educação Física no Instituto Santa Terezinha, médico provisionado gratuitamente em casos especiais, exerceu como advogado provisionado no Fórum da Comarca de Bragança, foi Vereador, Prefeito Municipal, e Deputado Estadual. Assumiu o Governo do Estado do Pará, nos dias 10,11 e 12 de Dezembro de 1970 por motivos de afastamento do efetivo Governador Fernando José Leão Guilhon. Esteve no Gabinete da Presidência no Palácio do Planalto, Distrito Federal, no dia 1º de maio de 1961 à convite de Sua Excelência o Presidente da República Dr. Jânio da Silva Quadro, para tratar de assuntos da administração municipal de Bragança. Durante sua vida, foi honrado com diversos diplomas e medalhas, entre eles alguns de cunho Estadual, e até Nacional.

          Ainda como Prefeito, lutou incansavelmente em defesa da não extinção da Estrada de Ferro de Bragança, junto às entidades, comerciantes e industriais que encabeçaram a ideia da paralisação. Porém, mesmo com sua luta, no ano de 1965 a Estrada de Ferro de Bragança foi extinta. Segundo SIQUEIRA 2016.

Cujos Trilhos embalavam o sonho de milhares de seres Humanos que se instalaram e construíram suas vidas ao longo do seu percurso, criando vilarejos que se desenvolveram graças ao seu vai-e-vem diário. - Trilhos: O caminho dos Sonhos. 

O Casarão surgiu no auge da Estrada de Ferro, mantendo e preservando as características deste período, utilizando seu espaço em prol da hospitalidade e resgatando a história por meio de suas obras artísticas e estrutura física.

 A Pousada Aruans possui atualmente 12 apartamentos padronizados, com Wi-Fi, Ar-condicionado, TV, Minibar, Cama de casal e de solteiro, Guarda roupas, Mesas e chuveiro elétrico. Possui capacidade de hospedar confortavelmente desde o hospede SGL (single) à casais, famílias e até grupos. Nossas dependências físicas estão compostas de Hall de entrada em estilo rustico, anexo ao Hall fica o espaço reservado para o café da manhã, onde o hospede tem o privilégio de tomar café de frente para um lindo jardim natural.

 Sua localização é privilegiada, pois no centro histórico de Bragança, há vários patrimônios arquitetônicos da cidade. Entre eles estão o Museu e o Barracão da Marujada, e a Igreja de São Benedito, que é um dos mais importantes, onde acontecem as manifestações de culto e devoção à São Benedito e a festividade da Marujada. Construída entre a primeira metade do século XVIII, de estilo barroco e de herança jesuíta e indígena, esta é a única edificação do tipo ainda existente no centro histórico do município. 

 A Marujada em Bragança é a manifestação religiosa mais tradicional e popular da região. Teve início em 1798 quando os senhores brancos atendendo ao pedido de seus escravos, permitiram a organização de uma Irmandade e a primeira festa em louvor a São Benedito. Em sinal de reconhecimento, os negros foram dançar de casa em casa para agradecer à seus benfeitores. A festividade acontece o ano todo em datas especificas. Porém, a procissão em devoção a São Benedito é dia 26 de dezembro, neste dia a cidade é tomada por turistas que vem apreciar os marujos e as marujas, com suas vestimentas exuberantes e inigualáveis.

Outros patrimônios arquitetônicos próximos à pousada são: a Praça Antônio Pereira onde está localizado o Coreto Pavilhão Lemos, construído no período da borracha (Belle-Époque); o Palacete Augusto Correia com estilo neoclássico e eclético, onde funcionava a sede da prefeitura e moradia do prefeito da época.

A Orla de Bragança fica a uns 100m da Pousada Aruans, de onde os visitantes podem apreciar ao ar livre as belezas do Rio Caeté e da natureza à sua volta, e ter uma bela vista para o Mirante de São Benedito e para a Ponte do Sapucaia.

Bragança é uma Cidade riquíssima em belezas e patrimônios naturais, culturais e arquitetônicos, e a Pousada Aruans está bem localizada para que o seu hospede desfrute de tudo isto, com conforto e qualidade.

cpr certification online
cpr certification online
cpr certification onlinecpr certification online

Galeria de fotos

  • 0.jpg
  • 01.jpg
  • 02.jpg
  • 03.jpg
  • 04.jpg
  • 05.jpg
  • 06.jpg
  • 07.jpg
  • 08.jpg
  • 09.jpg
  • 10.jpg
  • 11.jpg
  • 12.jpg
  • 13.jpg
  • 14.jpg
  • 15.jpg
  • 17.jpg